Um livro de receitas feito por Andy Warhol

Três anos antes de sua bombástica exposição na galeria Eleanor Ward’s Stable, em Nova Yorque, quando foi lançando para o mundo, Andy Wharhol ilustrou um livro de culinária. Junto com uma a sociallite ( que bela profissão!) Suzie Frankfurt produziu o denominado Wild Raspberries, livro que satiriza as “certinhas, arrumadinhas e pequenas” receitas francesas. O nome surgiu em homenagem ao filme de Ingmar Bergman movie, Wild Strawberries.

 

Todo o lettering foi feito pela mãe de Warhol, Julia Warhola e a coloração ficou à cargo de 3 garotos que moravam no andar de cima da casa de Suzie. Por diversas tardes, os garotos coloriam os livros e a produção meticulosa finalizou com 34 unidades.

Wahrol e Suzie esperavam que o livro tivesse um grande sucesso, porém só conseguiram deixar alguns exemplares em consignação em livrarias de Nova Yorque. O restante deram como presente de natal para amigos.

Segundo o site Brain Pichkings, o interessante é notar que a experiência do livro trouxe a tona em Warhol o que se tornou a marca de seu trabalho. Funcionou como um laboratório sendo ele mesmo sempre o coração da operação:  a criação da  ideia junto de Suzie, ele mesmo desenhou, depois chamou assistentes para pintar e escrever. Ou seja, quase um modelo de produção industrial, uma orquestra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s