Minhocão é palco de exposição à céu aberto

O minhocão é um dos pontos mais polêmicos da arquitetura de São Paulo. Acredito que nenhum paulistano o ache bonito, mas ele divide opiniões: tem seus fãs que o usam para correr quando ele é fechado e existem os que defendam sua demolição. Há poucos dias porém, ele é palco de uma exposição fotográfica. A fotógrafa Raquel Brust iniciou o projeto Giganto, instalando imagens  hiperdimensionadas  todos os suas colunas de sustentação na Av Amaral Gurgel e algumas da Av São João.

Segundo o texto do site do projeto, a proposta é uma fotografia ativa, onde obra e espectador se confundem. Cada Giganto é único, pois o local onde será instalado inspira o tema e conduz a pesquisa pelos personagens. Diluindo barreiras entre arte, antropologia visual e intervenção urbana, o projeto propõe captar a potência dos olhares e revelar a essência dos retratados.

Transformar pessoas comuns em gigantos é um processo que exige intimidade e se orienta pela valorização do indivíduo, de sua identidade e de sua memória. Para aqueles que participam do processo o retorno é imediato, tanto para os que estão envolvidos na produção e execução do projeto quanto para os que convivem com a obra. A paisagem é alterada e a arte é inserida no cotidiano da cidade, o que democratiza o acesso à cultura.

 

 Giganto surgiu e foi premiado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em 2008. Já foi apresentado em exposições individuais no Sesc Bertioga (2013), Sesc Santana (2012), TED@São Paulo (2012), Festival Foto em Pauta (2012, Tiradentes), Festival Paraty em Foco (2011), Galeria Emma Thomas (2012, São Paulo); e nas nas coletivas Geração 00 – A Nova Fotografia Brasileira (2011) e Mostra Sesc de Artes (2010). Em outubro deste ano, o Giganto participa do festival PhotoEspaña.br, uma parceria entre Sesc e o festival internacional PhotoEspaña. A instalação ocupa todas as colunas de sustentação do Elevado Costa e Silva, o controverso Minhocão, no trecho da Av Amaral Gurgel e algumas colunas do trecho da Av São João.

No site do projeto você pode ver outros projetos e fotos de alguns dos rostos estampados no Elevado Costa e Silva.

Conheça mais sobre o PhotoEspaña.br que acontece de 23 de outubro a 25 de janeiro, no Sesc Consolação aqui

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s