Banksy e sua pegadinha em NY

E se você estivesse passeando sábado na feirinha de antiguidades da Pça Benedito Calixto e em uma das barracas você visse obras muito semelhantes a  de um artista muito famoso, tipo Banksy. Você pararia para ver? Acreditaria que o que consta ali é original?

Pois é, no último sábado o próprio (que está passando o mês em Nova Iorque) deixou algumas obras expostas em uma barraquinha nas calçadas do Central Park. Todas as tela estavam à venda por $60, mesmo aquelas que custam $200.000. Para despistar, deixou um senhor tomando conta da barraca e filmou tudo. Milhares de pessoas passam e sequer olham para as telas e no fim do dia, apenas 4 clientes levaram quadros, em um total arrecadado de $420.

Tudo foi documentado no site do próprio artista:

A mensagem foi passada e cabe a nós refletir: como precificamos a arte? Se as pessoas soubessem se tratar de um artista famoso ou de quanto valem aqueles quadros, tudo teria acabado em segundos? Algo exposto em uma galeria vale mais do que algo exposto em uma barraquinha? Enfim… muito pano pra manga!!

Nesse mês em NY, alias, Banksy está bem produtivo: outra intervenção creditada à ele foi esse carro denominado The Sirens of Lambs que circula por Manhatan em protesto ao consumo de carne e ao sofrimento animal :

Acompanhe as intervenções de Banksy em NY diariamente pelo site dele  : http://www.banksy.co.uk/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s