Cervejarias artesanais em parceria com designers e artistas transformam rótulos em arte.

Cervejarias artesanais em parceria com designers e artistas transformam rótulos em arte.

12 de março de 2019 0 Por senorelcabriton

O que um macaco numa moto, um esqueleto de baleia, um cara na montanha e a fascinante cultura japonesa têm em comum com a cervejaria artesanal contemporânea? Muito. No disputado mercado atual, essa é a receita para se sobressair. Tão importante quanto acertar na combinação do malte, levedura e lúpulo, é acertar em um rótulo chamativo, que se diferencie em meio às dezenas de opções que temos hoje.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, 51% dos brasileiros já levaram alguma garrafa para casa só por causa do visual.

cerveja new sensession invicta

O pessoal da Cervejaria Invicta de Ribeirão Preto, por exemplo, gosta de trabalhar em suas embalagens uma ampla variedade de estilos de arte. Hora usando personagens, hora usando padronagens e elementos retrôs.

Um dos últimos lançamentos da marca, a “New Sensession”, empresta seu nome à um macaco motoqueiro, ao melhor estilo da cultura easy rider do final dos anos 60 que viaja por uma estrada com “árvores de lúpulo”  ao seu redor fazendo referência à psicodelia da época. A garrafa traz um rótulo com cores cítricas, sugerindo uma sensação de uma refrescância inesperada ao provar a bebida.

Lucas PL, do estúdio Honest, responsável pelos últimos rótulos da Invicta, diz sobre seu processo.

cerveja no grain no gain invicta

“Eu acabo contando uma história – baseado nas características da cerveja que vai ser lançada. A cada rótulo, meu papel é trazer algo novo sem se desconectar ao DNA da marca: irreverência, rock n’ roll e atitude. Tenho total liberdade para explorar cores e estilos que nunca seriam utilizados se estivéssemos trabalhando para uma cervejaria tradicional, por exemplo.”

O rótulo da forte “No Grain no Gain” ganhou um shape com braços musculosos em que bíceps são formados pelos dois principais ingredientes da cerveja: a aveia e o café. Ao fundo, a padronagem vintage com cores fortes passam justamente o teor alcóolico poderoso da bebida.

Como está o mercado?

A indústria de cervejas artesanais no Brasil hoje é grande. Em 2018, eram 679 fábricas, quase 50% a mais do que em 2015. Os rótulos neste caso fazem mais do que apenas sugerir uma embalagem a uma determinada receita dentro de uma garrafa ou lata – eles também se tornaram uma superfície para artistas mostrarem seu trabalho e levá-lo a direções novas. Em muitos países, as embalagens de cerveja têm sido comparadas a capas de álbuns e de livros, onde os designers historicamente experimentaram novos estilos e tem tido muito destaque.


Mesmo estes rótulos sendo comerciais, destinados a vender um bem – o que pode significar que as vezes os designers trabalham para clientes que têm demandas muito específicas – muitas cervejarias artesanais veem esse trabalho como uma atividade artística, apreciam riscos criativos – e criam também sabores e combinações inesperadas, os estilos de cerveja podem oscilar entre o azedo e o rico stout – e os gráficos refletem isso.

Outro exemplo legal de identidade visual cervejeira, é a feita pela Cervejaria Treze, de São Paulo, que faz com que a caveira do seu logo esteja presente em todas as ilustrações dos seus rótulos, mas nunca de maneira cansativa ou monótona, porque a insere de acordo com cada lançamento, mudando forma e estilo de acordo com a bebida.

Logo da Cervejaria Treze

cerveja bubble brut da cervejaria Treze

Bubble Brut: 1ª colaboração da marca com a Cervejaria Suricato

cerveja baleia da cervejaria treze

Imagem: @brejatorium

Ilustração do @rufusxrufus

Já a Synergy Beer, de Sorocaba, traz ilustrações incríveis, figuras geométricas, diferentes tipografias, sem seguir um padrão estabelecido em cima da logo. Suas criações são mais livres. Os rótulos mais atuais agora incluem o símbolo da cervejaria minimalista em alguma parte do gráfico da embalagem.

Imagem: @gotthard_beer

Imagem: @gotthard_beer

cerveja overbatch e daily blonde da cervejaria synergy
latinha de cerveja da union session da cervejaria synergy

A mistura do Brasil com o Japão

Outra identidade totalmente original é a da Cervejaria Japas, criada por três mulheres descendentes de japoneses que mergulharam em suas origens e se uniram para homenagear os antepassados. As três cervejeiras começaram a produzir as bebidas que unem elementos do Brasil e Japão – tanto no sabor como no design. O trio tem como objetivo aproveitar todo o potencial desse universo tão rico em aromas, sabores e a sua cultura, e é exatamente isso que elas trazem em seus lindos rótulos!

cerveja kasatomaru cervejaria japas
cerveja oishii cervejaria japas

“Kasato Maru foi o primeiro navio que desembarcou no porto de Santos em 18 de junho trazendo os primeiros imigrantes japoneses e consequentemente os nossos avós.”

cervejaria-artesanal

“Sumô. Assim como a Japas Cervejaria, o sumô também tem mulheres fortes derrubando barreiras com determinação e talento. Por conta disso, buscamos inspiração na grandiosidade desse esporte para criar esse paralelo. A receita é aromática, contém 8,8% de álcool e alto amargor, combinando os lúpulos Lemondrop e Ekuanot com o fruto Yuzu, um sabor muito presente na cultura oriental.”

“O gengibre é utilizado na gastronomia japonesa, desde pratos até chás e bebidas. E é ele que dá um toque especial na Witbier. Um estilo suave, refrescante e super saboroso, que ainda leva trigo e cascas de laranja na receita. O nome dessa cerveja significa gostoso em japonês, e fizemos especialmente para combinar com pratos leves, arrancando um “Oishii” ao final de cada gole.”

cerveja matsurika da cervejaria japas
cerveja sawã da cervejaria japa

Nenhuma cervejaria artesanal pode se distanciar completamente do fato de que suas embalagens são uma ferramenta de marketing. No processo, muitos cervejeiros e designers deveriam ver o rótulo como um espaço onde eles podem exercer não apenas sua criatividade, mas também apelar para os impulsos criativos de seus bebedores.

O papel do cervejeiro artesanal é ser irreverente, mesmo tendo que usar parte dos rótulos para as informações exigidas. Saúde!

Imagens: Facebook/Divulgação das marcas

Este post foi criado em parceria com o FTCMag. Todo mês você encontra essas e outras matérias incríveis por aqui! Acompanhe!

el cabriton camisetasPowered by Rock Convert