A responsável pelo poster e comunicação dessa edição do Festival El Cabriton foi a natalense de 23 anos, Nani. Formada em multimídia pela IFRN, a artista hoje vive em São Paulo.

Já participou de 4 edições do Festival El Cabriton! E estará também presente nesse!
Batemos um papo com a artista para conhecê-la um pouco melhor.
Acompanhe:
Qual a sua lembrança mais antiga em relação à arte?
Pintar panos de prato com a minha avó, acho que tudo começou aí! Ela sempre me incentivou muito a criar. Lembro também de quando viajávamos pelo interior do RN e, sempre que passávamos por uma estrada de barro, enchíamos um balde com a terra e fazíamos burrinhos e vaquinhas de barro quando chegávamos em casa kkkkkk.
Como é o seu processo criativo?
Meu processo criativo muda dependendo do tipo de trabalho. Eu divido em dois jeitos: um mais comercial, voltado pra indústria, e outro mais autoral, mais experimental.
Quando é um trabalho comercial, eu sigo um caminho mais estruturado. Primeiro, entendo bem o briefing e pesquiso referências que façam sentido pro projeto. Depois, começo a rascunhar ideias e testar possibilidades até chegar em algo que funcione bem pra marca e pro público. Tudo precisa ter um propósito claro e transmitir a ideia do cliente.
Já no meu trabalho autoral, eu me permito testar mais, errar, brincar com formas, cores e texturas. Não tem tanta regra, e eu gosto de explorar temas que me interessam (risografia, semiótica, publicações independentes e, agora, cerâmica), sem tanta preocupação com um resultado final “perfeito”. Esse lado mais experimental acaba influenciando o meu trabalho comercial também, porque sinto que desse jeito consigo trazer mais frescor pras minhas ideias.
Você trabalha somente no digital ou também no analógico?
Gosto muito de misturar as duas coisas! Por exemplo, ilustro no digital e aproveito alguns efeitos do Procreate, mas depois levo o resultado pra uma impressora de risografia ou exploro processos de serigrafia.
Outro exemplo: modelo uma peça em 3D, imprimo, faço moldes e depois reproduzo ela em argila, transformando em uma peça utilitária. Gosto dessa troca entre o digital e o físico, acho que abre muitas possibilidades!

Quais ferramentas você costuma usar?
Uso bastante o Adobe Illustrator e o Procreate pra transformar minhas ideias no digital. Já no físico, como tô muito na pira da cerâmica agora, tenho usado praticamente qualquer coisa que me ajude a modelar e chegar no resultado que quero. Esses dias, por exemplo, usei um cartão de VR antigo pra alinhar e cortar a argila kkkkk e deu super certo.
Quem você acha foda?
Nossa TANTA GENTE, mas acho que minha maior referência sempre foi o William Santiago. Eu sempre admirei demais o trabalho dele, a forma como ele brincava com cor e textura, e como tudo que ele criava parecia ter vida. Ele conseguiu construir um universo visual único, cheio de sensibilidade e força ao mesmo tempo. Mesmo depois de sua partida, o impacto que ele deixou no design e na ilustração brasileira continua gigante, e eu sempre volto ao trabalho dele pra me inspirar.
Você gosta de ouvir música enquanto trabalha? O quê?
Sou bem eclética, então pra criar eu ouço desde MPB até funk estoura-tímpanos. Mas, ultimamente, tenho escutado muito a trilha sonora de Adventure Time kkkkkk. É muito aleatório, mas me identifico demais com as músicas.
Qual foi a última coisa que você desenhou?
Um rascunho de uma bonequinha de cerâmica que quero criar (vem aí 👀).
O que podemos ver de produtos seus no Festival El Cabriton?
Dessa vez, vou levar algumas risografias tamanho A3 e minha primeira produção de cerâmica! Teremos copos, xícaras, tigelas… Vai ser muito legal finalmente mostrar essas peças pro mundo pela primeira vez.
O que você pensou para os elementos do pôster do Festival?
Pensei nas coisas que eu sempre compro quando vou no festival: canecas, pôsteres, chaveiros… Então quis ilustrar essa experiência de compras, trazendo esses itens pro pôster. Quis usar cores vibrantes pra dar essa sensação de energia e diversidade, que é algo que sempre sinto quando vou ao festival.
O Festival El Cabriton acontece no sábado 15/03!! Não perca!!
Das 10h às 18h
Rua Fortunato
prox ao metrô Santa Cecília






Deixe uma resposta