🐐 Parabéééns ( ler com voz de cabrito) para nóis!! 🐐
Resolvemos fazer um post-trend de 18 coisas sobre a El Cabriton que ninguém perguntou para comemorar tal feito!
1- A gente não sabe ao certo a data de nascimento da marca
A El Cabriton comemora agora em 2024 mais ou menos 18 anos ! Nós sempre dizemos mais ou menos porque a gente não tem um registro exato da data em que começou.
Provavelmente em 2006, Leandro e Érica ( sócios fundadores) começaram a fazer algumas camisetas de teste para vender para amigos ( conseguiram vender? Não). Ambos tinham muito contato com o mundo da moda alternativa e do graffiti da época.
2- Vacagando foi a 1ª estampa

3- Participavámos do Mercado Mundo Mix e o outras feiras de moda alternativa dos anos 2000
Juntaram um dinheirinho e produziram algumas peças para expor na sua 1ª feira: o Mercado Mundo Mix. O Mercado Mundo Mix era o que havia de mais moderno e alternativo na São Paulo do começo dos anos 2000.
Depois de algumas edições, começaram a participar semanalmente das feiras “Qualquer Coisa”, na praça Benedito Calixto e “Como Assim?”, no shopping Center 3, que também concentravam por tempos os novos criativos da cidade.
4- 1ª loja em 2008
No ano de 2008 veio a 1ª loja!! Na pacata Rua Baronesa de Itú, em Santa Cecília. Era uma loja multi-marcas que vendia outras pequenas marcas independentes de amigos.


5- A ideia de colocar mais arte no mundo
A falta de opção de vestuário ( principalmente camisetas) que não fosse grandes logos de marcas gringas estampadas no peito foi o que motivou o casal a criar a El Cabriton. Ao invés de vestir logomarcas, vestir arte! Assim, com desenhos próprios começou a 1ª “coleção ” de estampas.
6- Parceria com artistas
Assim que firmado um espaço físico, começamos parcerias com artistas independentes. A série se chamava ” El Cabriton Convida” e trazia desenhos de artistas estampados nas peças. Outra série da época se chamava ” MEGUSTA” onde convidávamos artistas a desenhar sobre coisas que gostavam ou os inspiravam.

7- Chegada na Rua Augusta
Em 2009, após a Loja do ET sair do número 2008 da Rua Augusta, a El Cabriton se mudou para lá, junto forças com as marcas Combo e FUSS, que após alguns meses sairam da sociedade.
Começava ali uma trajetória de 13 anos de Rua Augusta. Surge o Projeto Fachada logo no segundo mês de Rua Augusta.

8- A loja envelopada de lambe-lambes
Não havia dinheiro para pintar a loja por dentro, então fomos até a Gráfica Fidalga e pedimos uma doação de lambe-lambes que foram descartados ( famoso lixo). Eles nos doaram e nós revestimos o interior da loja inteiro com eles. Eram propagandas de shows, desenhos e poesias. Não havia encaixe e eles foram colados aleatóriamente.

9- O por quê do nome?
Nós gostamos de cabritos porque são animais que são divertidos ( experimente olhar para um cabrito e não sorrir), corajosos que escalam em arvores e fazem barulhos engraçados. Porém não sabemos ao certo porque escolhemos esse nome. O apelido de Leandro, um dos sócios é Leca e em alguns momentos era chamado de Leca brito. Achamos que vem daí….mas toda vez que perguntam, contamos uma história diferente.

10- 132 fachadas diferentes
A cada mês, um artista ou coletivo pintava a fachada da loja. Cada nova fachada era uma festinha deliciosa para reunir os amigos.Durante a pandemia, a loja ficou fechada e o projeto pausado.

11- A última fachada
A última fachada foi feita em parceria com o projeto chamado @acaradoslugares feito por @biaferrerartes e @vilabuarque, e se chamou ” A cara da El Cabriton”. Pedimos para clientes, amigos, fornecedores e todos que fizeram parte da história da loja da Rua Augusta enviarem fotos dos seus rostos. Foram colados na fachada da loja durante o seu último mês de existência da loja ali.

12- Projeto 54
O 1º baralho do Projeto 54 foi feito em 2010 e era BRINDE nas compras acima de R$100 na loja!! ( governo Lula 2, saudades <3) . Em 2024 o projeto lançará ( se batermos a meta de arrecadação) a 15ª edição!

13- Uma fachada com 54 artistas
Para o lançamento do 1º baralho convidamos todos os artistas participantes para pintarem a fachada da antiga loja. 54 artistas pintando uma parede relativamente pequena. É claro que deu treta.
14- A MEGUSTA
A El Cabriton Corporation ( risos) chegou a ter outra loja, na própria Rua Augusta, 4 casas para baixo do número 2008. A MEGUSTA era uma loja que vendia diversas marcas e produtos como calçados Melissa, Ponny e câmeras da Lomography. A loja tinha uma decoração super diferente e estátuas da Branca de neve e dos 7 anões na porta. O artista Loroverz pintou a fachada da MEGUSTA ( que era fixa).
15- Galeria
Fazia parte do conglomerado El Cabriton Corporation ( rs) uma pequena galeria de arte independente ali na Rua Augusta ( o plano era dominar o quarteirão e depois o mundo!). Hoje em dia, no mesmo local fica o Hi Poke. Era uma vilinha bem agradável que a gente chegou já invadindo e pintando todas as paredes. Ali aconteceu o festão de lançamento do 1º baralho.
A galeria durou pouco tempo ( talvez 6 meses) e teve poucas exposições.
16- Falências
A El Cabriton calcula que em 18 anos deve ter falido por volta de 6 vezes. Mas somos brasileiros e não desistimos nunca. Além de termos nome sujo há muitos anos.
17- Pandemia
A loja física fechou em março 2020 e reabriu em novembro 2020. O que salvou a gente nesse período foram 2 coisas: conseguimos produzir máscaras de tecido muito rapidamente ( o que no começo foi achado que era eficaz): embalamos e entregamos mais de 1.000 máscaras da nossa casa e entregamos de bicicleta ou correios. E um projeto de financiamento coletivo em que clientes e amigos pagavam mensalmente uma cota e nos ajudava a manter a empresa aberta e os funcionários contratados e depois trocava por produtos.
18- A gente tem um piano na nossa casa!
Em 2021 nos mudamos para a Santa Cecília em uma deliciosa casa centenária!! Colocamos um piano em frente a escada e eventualmente fazemos apresentações minúsculas de piano ou não aqui . Chamamos essas apresentações minúsculas para no máximo 40 pessoas de “No pianinho”.
Já se apresentaram Vic Ruggiero, The Aggrolites, Luana Mascari, Silibrina, Claudia Manzo e queremos fazer mais !!

Esperamos ter muitos anos ainda pela frente!
Obrigada por todo seu apoio e ajuda!








Deixe uma resposta