Ilustrações animadas frame a frame: essa é a forma de expressão escolhida por Carolina Carmo para representar diferentes temas em seu trabalho;

Design, conteúdo, tirinhas e ilustração. Desde pequena, Carolina Carmo, 29 anos, de São Paulo, desenha. Lembra até hoje, de na 4ª série, ganhar um concurso na escola e pensar: “uau, queria desenhar pra sempre!”.

Desde então, a paixão pela arte nunca a abandonou. A ilustração continuou sendo seu grande hobby, até chegar na vida adulta.

Em 2017, mesmo ano em que pegou diploma de bacharel em Direito, Carolina começou a esboçar alguns rabiscos durante a madrugada para expressar emoções e conflitos internos.

Criou o Bicicleta para dois, espaço on-line para compartilhar histórias ilustradas de sua vida e dos outros; umas tristes, outras alegres, umas reais, outras inventadas.

Aos poucos, foi entrando no mundo do design e da publicidade, testando novos materiais e formatos – como bordado, giz pastel oleoso, digital, fotografia, fortalecendo-se na arte visual. Hoje, apesar de Carolina ainda não trabalhar full-time como ilustradora e artista, se sente feliz e realizada.

Na pandemia, passou a divulgar ainda mais suas ideias nas redes sociais. Em 2020, Carolina Carmo foi convidada para integrar o time de artistas da 11ª edição do Projeto 54 e ilustrar a carta 8 de paus (♣) do baralho.

No ano seguinte, 2021, com os estudos e conceitos do motion design, iniciou uma nova fase em suas criações – que passaram a ficar coloridíssimas, por sinal, e parecem retratar objetos e cenários como um “frame a frame”.

INSPIRAÇÕES DE CAROLINA CARMO

A artista conta que, para ela, a inspiração pode vir de formas muito diferentes. Seja por meio de emoções ou como resposta a um evento difícil da vida.

As cores vibrantes e formas geométricas que suas ilustrações carregam atualmente são características marcantes em seu estilo. A artista acredita que esses elementos têm o poder de despertar sentimentos, atrair a atenção para o desenho e comunicar seu significado.

Quando penso sobre inspirações, penso muito em eventos do meu quotidiano, desde uma viagem a praia, como retratei em ‘Lagoinha 2021’ (acima), até sei lá, o ócio da rotina. Também me influencio através de diversos artistas (não só dentro do design) – e atualmente estou VICIADA no trabalho de Vero Calderón, que retrata temas profundos em stop motion, SURREAL de lindo!

Um de seus focos de trabalho atualmente é o desenvolvimento de ilustrações para diversas plataformas. Pensando nisso, Carol foi quem desenvolveu a incrível arte autoral para o 2º Festival El Cabriton, que foi um sucesso!

  • 2ª edição Festival El Cabriton
  • 2ª edição Festival El Cabriton
  • 2ª edição Festival El Cabriton
  • 2ª edição Festival El Cabriton
  • 2ª edição Festival El Cabriton
  • 2ª edição Festival El Cabriton
  • 2ª edição Festival El Cabriton

“A ilustra do Festival foi a que mais curti criar nos últimos meses. A El Cabriton me deixou muito livre, e isso facilitou todo o processo”.

ARTE PARA A ARTISTA

Para ela, a arte é uma forma de comunicação MUITO única e profunda. Nela, com ela e através dela, Carolina busca provocar pensamentos, despertar sentimentos e, ao mesmo tempo, permitir que cada pessoa interprete da maneira que mais lhe caiba naquele momento.

“A arte é algo que transcende palavras e alcança emoções de maneiras que muitas vezes nós não conseguimos explicar”.

PARCERIA COM EL CABRITON

A ilustradora acredita que a El Cabriton faz um trabalho INCRÍVEL com os artistas independentes. Muito além de uma loja, impulsiona e cria oportunidades para todos desta comunidade.

“Conheço desde que era lá na Augusta, cheguei a comprar algumas camisetas, mas nunca imaginei que um dia teria um desenho meu numa delas. Quando aconteceu o 1º convite, lembro que espalhei pra geral! Foi muito legal, consegui reunir vários amigos no dia. A mesma coisa com o baralho. Sou imensamente grata à El Cabriton pela parceria e confiança. Que venham novos projetos juntos!

Acompanhe Carolina Carmo em suas redes sociais.

Deixe uma resposta

Tendência