Pedagoga, arte-educadora, artista plástica e artesã, Nathallya Faria busca em suas obras, representar o povo preto e periférico através de um olhar sensível e afetuoso. Nascida em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, começou a ilustrar e fazer colagens para trazer à vida questões sobre ancestralidade e poética visual.

Quando percebeu que suas vivências pessoais eram grande fonte de inspiração, tanto no campo pedagógico com seus alunos, quanto nos lugares onde cresceu e vive, decidiu explorar novas técnicas, materiais, formas e cores. Deixou um pouco de lado o papel e a caneta, o acrílico e a madeira, para criar telas em tinta à óleo.

Poderosa ferramenta de transformação e empoderamento, o trabalho de Nathallya ressignifica olhares e constrói novas possibilidades, ao reconhecer e celebrar a beleza plural do negro na arte visual.  

“O cerne do meu coração sempre foi minha morada de conforto, mas nem sempre caibo aqui dentro. Por isso, me derramo nas telas e tintas. Bem aventurado é o coração que chove e aqui floresce minha arte, pintando olhares sobre poder ancestral e a beleza cotidiana do povo preto”.

Nathallya Faria
Nathallya Faria arte povo preto

Para Nathallya, a arte é a forma de se conectar com o mundo

Com uma trajetória independente, a artista acredita que a arte é conexão. “É abrir caminhos e encontrar caminhos já trilhados também. É o entendimento do que já veio antes, do que existe no agora e das possibilidades para o futuro, de se fazer presente para meu povo da melhor forma que eu consigo”, completa.

Sobre o que vem pela frente

Nathallya acredita que o mistério do que há por vir é o encanto que a faz continuar. “Não tem como saber o que virá, mas é por isso que estou aqui”, diz.

A El Cabriton

No 1º festival El Cabriton, a artista emprestou “Fé nas Crianças” para estampar nossas camisetas. A parceria deu bom!

Nathallya enxerga a El Cabriton como um espaço; não só físico, mas de conexões, assim como sua arte, são as trocas que enriquecem o artista e o público.

Nathallya nos convida a conhecer e valorizar o trabalho de artistas negros, para desvencilhar padrões embranquecidos na arte e na sociedade.

Acompanhe o trabalho de Nathallya Faria em seu site e instagram.

Deixe uma resposta

Tendência

Blog no WordPress.com.