A carioca, que hoje mora em São Paulo, é figura de destaque no cenário de quadrinhos independentes; traz um olhar único e autêntico a partir de suas experiências pessoais;
Quadrinista, ilustradora, professora e tradutora, Aline Zouvi sempre se interessou por títulos alternativos, autorais, independentes e por temas como visibilidade, representatividade feminina e LGBT+.
Em 2017, após estudar no mestrado as obras da quadrinista Alison Bechdel, começou a ministrar oficinas, publicar cartuns em veículos como Folha de São Paulo, Piauí e a participar de mesas de discussões e feiras. Até hoje, busca contar histórias únicas e criativas através de sua arte.
Aline é autora de diversos quadrinhos premiados e zines de destaque como “Síncope” (vencedor do Prêmio Dente de Ouro 2018 e finalista HQMix), “Óleo sobre tela” (UgraPress, 2018), “Pão francês” (Incompleta, 2019, finalista do HQMix e Angelo Agostini) e “Tradução Simultânea” (SapataPress, 2020).




Recentemente lançou “Pigmento”, sua 1ª graphic novel, um thriller existencial sobre amor, gênero, identidade e o universo da tatuagem.


Para Aline, o estranho e o familiar andam juntos
Aline possui um olhar peculiar para as coisas. Com traços característicos, ela desenvolve narrativas sobre suas experiências pessoais, interesses e vivências, trazendo novas perspectivas sobre o “diferente”.
Seus trabalhos falam sobre familiaridades e estranhezas presentes no dia a dia, visibilidade e representatividade (principalmente feminina e LGBT+) e também questões relacionadas à saúde mental.
Tudo começa com muito planejamento e pesquisa, antes de qualquer roteiro. “A partir do roteiro, faço uma revisão da história, tento entender se os pontos tão bem amarrados, desenho os rafes (rascunhos) e aí costumo ir deles direto para a página final, desenhando à lápis mesmo”, diz.
A artista curte processos analógicos, por isso, gosta de criar primeiramente à mão. Se possível até o letreiramento faz manualmente, finalizando a edição no digital. Depois, há o processo de impressão, distribuição, marketing e divulgação.

PARCERIA EL CABRITON
Aline Zouvi também ilustra alguns dos nossos produtos. Além disso, participou este ano do Projeto 54, ao estampar a carta 4 de Ouros para a 13ª edição.
Para o lançamento da coleção El Cabriton Orgulho, criou a camiseta Support Your Local Dyke – que tem parte do valor da venda revertido à Casa1, organização sem fins lucrativos e centro de cultura e acolhimento de pessoas LGBTQIAPN+.


Nos ajude a espalhar amor e leve essa mensagem no peito mundo afora! Para mais novidades sobre Aline Zouvi, zines e HQs, acompanhe o seu Instagram.






Deixe uma resposta