Guia rápido sobre 5 tipos de cerveja p/ dar uma de gourmet no boteco!

Guia rápido sobre 5 tipos de cerveja p/ dar uma de gourmet no boteco!

12 de fevereiro de 2019 2 Por senorelcabriton

Quem não gosta de uma cerva é porque está bebendo errado. Fala sério, é paixão nacional! Igual cachoeira, praia e piscininha (amor). Quem não curte? E para deixar nosso ambiente aqui mais saudável e interessante, que tal falar sobre os vários tipos de cerveja artesanal.

Virou uma febre, graças aos deuses! Hoje em dia, toda loja de conveniência, mercearia, boteco e mercado tem uma carta de bons rótulos, por mais modestos que sejam. Como sabemos que a grana tá curta pra todo mundo, não vamos ficar falando daquelas brejas de preços astronômicos, ok? Existem boas opções a preços bem convidativos!

cerveja artesanal

foto: divulgação

Neste texto, a ideia é mostrar a você, querido e estranho leitor, 5 tipos de cerveja artesanal para jogar na cara dos parças no barzinho na hora de pedir a gelada, certo? Fingir que manja da gourmetização do pão liquido e quem sabe até impressionar o crush!

A moda das cervejas artesanais: deuses atendendo ao pedido do povo sedento

Nos anos 90 eram duas opções: Antarctica ou Skol. Depois, o público começou a se interessar por Caracu, Brahma e Kaiser. Quando as artesanais chegaram ao mercado, comprar uma Hoegaarden ou uma Duvel era praticamente um assalto.

 

Por isso, hoje agradecemos aos deuses da cerveja por terem feito esse bom hábito virar moda. Agora, qualquer bodega vende boas brejas para nós, beberrões, pararmos de reclamar da falta de opção.

Tipos de cerveja artesanal: fazendo bonito de copo na mão

Tudo começou quando o armazém de grãos de um agricultor inundou depois de uma chuva torrencial. Ele ficou meio chateado porque achou que teria de se desfazer de todos os barris cheios de cevada e água. Só que, quando ele foi jogar fora, sentiu um aroma delicioso que se desprendia daquele líquido e teve uma ideia: “ei, por que não beber esse negócio”?

Depois disso, a galera empolgou e levou a nova bebida a sério. As diferentes receitas começaram a surgir e a humanidade arrumou um novo motivo para existir. A cerveja!

1. Pilsen

A queridinha de todo mundo e também o tipo mais consumido no mundo. Foi um dos últimos métodos de filtragem a ser patenteado. Produz uma bebida clara, leve, refrescante, de baixo teor alcoólico e bem saborosa.

2. Pale ale

As ale são cervejas de maior fermentação, ou seja, costumam ser pra gente grande beber, pois têm teor alcoólico alto. Seu amargor também é mais acentuado. e costuma ser densa, com a cor mais puxada para o cobre. Dentro da família pale ale se encontram alguns astros:

  • belgian pale ale;
  • english pale ale;
  • belgian bond ale;
  • american pale ale.


Para descobrir a diferença entre as Ales, dirija-se ao pub mais próximo! Cheers!

 

3. Weiss

Uma tulipa cheia de cerveja weiss, ou de trigo, equivale a um PF no bandejão, sério. É muito saborosa e espessa e tem uma espuma densa e saborosa. Combina com aperitivos como castanhas, ceviche e carnes.

4. IPA

É a Indian Pale Ale. Também da família das ale, mas deixamos para falar dela separadamente. Afinal, é um soco na consciência! Forte, encorpada e de sabor intenso. No início, a receita recebia mais lúpulo para que a cerveja suportasse as longas viagens até a Índia. Amarga feito chupar prego, meu amigo!

tipos de cerveja artesanal

IPA da Cervejaria Treze

 

5. Puro malte

Seus ingredientes são: água, lúpulo, fermento e malte, simplesmente. A única fonte de açúcar é o malte mesmo. Ê, delícia! É sinônimo de qualidade e pureza justamente por não precisar colocar elementos como milho e cevada para “acrescentar” sabor.

Aprendeu o suficiente pra enganar a galera no bar? Deixe claro que você é entendido do assunto e exija uma breja grátis pela palestra que ministrou. Achamos digno!
Não deixe de ler nosso post sobre os rótulo de cerveja artesanal brasileiras que abusam de arte e design!

E sim, você encontra muitos rótulos incríveis em nossa humilde loja física.

Passa aqui!

 

el cabriton camisetasPowered by Rock Convert