Radriguez na nossa fachada de nº 119!

Radriguez na nossa fachada de nº 119!

11 de julho de 2019 0 Por senorelcabriton

Um corpo artístico nu. Qual a primeira coisa que te vem à cabeça quando falamos em arte, ilustrações, esculturas assim? Com certeza a maioria das pessoas responderia mulheres: belas musas, padrões perfeitos de beleza, os nus femininos, modelos em nossa sociedade. Foi pensando exatamente nisso que o mexicano Carlos Rodriguez, de 38 anos, mais conhecido artisticamente como Radriguez, começou a criar as suas obras. 

Radriguez

Recentemente, Radriguez veio pela 1ª vez ao Brasil e expôs em São paulo a mostra “O Jardim”. Com curadoria de Bebel Abreu, Radriguez trouxe 10 pinturas a óleo inspiradas no quadro “O Jardim das Delícias Terrenas” pintado por Hieronymus Bosch em 1504. Além disso, durante o mês de junho, Radriguez estampou a fachada da nossa loja com seus personagens que celebram o mês do Orgulho LGBTQIA+. 

Radriguez

O ARTISTA 

Radriguez trabalhava com publicidade e começou a se destacar nas redes sociais em 2016 ao compartilhar suas ilustras de homens com corpos fora dos padrões comuns. “Este projeto surgiu quase que acidentalmente; eu trabalhava em publicidade e um dia me despediram; de repente, você percebe seu valor para uma empresa”, ele conta.

O artista sempre levantava as questões ligadas ao corpo masculino, padrões de beleza e virilidade, que sempre estiveram lado ao lado de seus desenhos, e assim, dia após dia, via como isso se tornava cada vez mais popular: a comunidade ‘gay e bear’ começou a se apropriar deles, sentindo-se representada. 

radriguez

Radriguez ficou então conhecido por explorar o nu masculino dentro do universo LGBTQIA+, e aos poucos começou a  praticar sua arte em outros formatos como a pintura e a escultura, por exemplo.

O projeto artístico inclusive partiu posteriormente para objetos como camisetas, cuecas e até mesmo lenços: “O passo natural foi que os fãs queriam ter algo disso, algo que os representasse, já não se tratava apenas de uma imagem, e sim de algo que pudessem usar”, ressalta.

Arte sob foto feitas durante sua passagem pelo Brasil.

Carol Moré, editora do FTCMag, teve uma conversa com o artista sobre mais inspirações e a linda fachada criada exclusivamente para a El Cabriton! Confira: 

ENTREVISTA COM RADRIGUEZ

FTC: Você já havia pintado um mural? Existe alguma dificuldade em exportar sua arte para esse tipo de superfície ou usar os materiais ali? 

Radriguez: Eu já fiz projetos deste tipo e eu amo! É muito diferente de trabalhar em papel ou tecido. Às vezes o complicado é conseguir boas proporções e poder terminar o projeto a tempo, geralmente o tempo é reduzido. 

radriguez

Eu realmente gostei do resultado dessa parede e como as pessoas fazem sua própria interação com as figuras! 

fachada da loja el cabriton sendo pintada por radriguez e alguns ajudantes
A fachada foi pintada durante a festa

FTC: Como você chegou aos seus personagens para o muro da El Cabriton? Sua arte já havia estampado produtos, certo? 

Radriguez: Um ano atrás eu fiz um projeto para a marca Kiehl no México, apenas para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+, foi uma série de personagens que brincava com um arco-íris. Quando estávamos planejando fazer o mural achamos que era uma boa ideia trabalhar em algo os personagens semelhantes, mas em estilo muito simples, para nos dar a oportunidade de pintá-los em um dia. Então, adicionei folhas e frutos aos personagens da fachada, para que tivessem conexão com a exposição “O Jardim” que simultaneamente estava em cartaz na Cartel 011.

fachada da loja el cabriton pintada por radriguez

Com os produtos, eu tenho trabalhado algum tempo e tenho feito pequenas edições de minhas imagens em diferentes mídias, tais como: camisas, shorts, cuecas. No caso da El Cabriton, por exemplo, se você comprar uma camiseta na loja, leva uma estampa exclusiva criada para a marca! 

estampa sailor radriguez
Estampa Sailor Radriguez. Compre clicando AQUI

FTC: Artistas costumam ser sempre pessoas observadoras. E a esquina da Rua Augusta, onde fica a loja, sempre acontecem várias coisas inusitadas. Enquanto você pintava a fachada, alguma cena te marcou?

Radriguez: Houve alguns episódios bonitos durante a pintura, mais relacionados com a participação de pessoas que passaram para me cumprimentar durante a pintura e terminou com um menino que levou sua mãe para me conhecer, e isso foi muito emocionante para mim. A melhor parte de uma viagem é quando ela faz você se sentir parte do lugar que visita. No final do dia, você parece alcançar aquela felicidade de se sentir parte da cidade, da rua, pessoas e feliz por ter compartilhado esse momento com os transeuntes curiosos e meus novos amigos brasileiros.

fachada da loja el cabriton pintada por radriguez

FTC: Se você pudesse pintar sua arte em qualquer muro do mundo, qual seria?

Fachada da loja El Cabriton com figuras semi nuas pintadas por radriguez. escrito Pride

Radriguez: Eu gosto muito e me inspira o trabalho das paredes de Keith Haring, especialmente no banheiro LGBT+ no Centro de NY. Um dia, eu gostaria de ter a oportunidade de fazer algo bonito e simbólico assim na minha carreira.

A fachada de Radriguez fica em exposição até o dia 17/07 somente. Não perca tempo e venha vê-la de pertinho. Prints, bottons, livros e a série de camisetas exclusivas do artista estão a venda por tempo limitado!

E se quiser continuar acompanhando o trabalho de Radriguez, visite o site e o perfil do artista no Instagram.

Aproveite e confira a Coleção El Cabriton Pride!
15 estampas feitas por 15 artistas diferentes e com parte da renda destinada à Casa1.

coleção el cabriton pride
http://www.elcabriton.com/elcabritonpride
Powered by Rock Convert