OSGEMEOS: Segredos – exposição traz obras inéditas nas galerias da Pinacoteca

OSGEMEOS: Segredos – exposição traz obras inéditas nas galerias da Pinacoteca

27 de outubro de 2020 0 Por Carol

Artistas brasileiros celebram a raiz do surgimento de sua arte e mostram seus segredos na 1º exposição panorâmica no Brasil, que acontece na Pinacoteca de São Paulo

Obra ‘Octógono’, Exposição OSGEMEOS: Segredos, na Pinacoteca de São Paulo. Crédito: Levi Fanam (Divulgação)

Gustavo e Otávio Pandolfo (OSGEMEOS, 1974, São Paulo, Brasil) sempre trabalharam juntos. Quando crianças, nas ruas do bairro do Cambuci, desenvolveram um modo distinto de brincar e se comunicar através da arte.

Com o apoio da família, e a chegada da cultura Hip Hop no Brasil nos anos 80, OSGEMEOS encontraram uma conexão direta com seu universo e um modo de se comunicar. Assim, começaram a explorar diversas técnicas de pintura, desenho e escultura, e tinham as ruas como seu lugar de estudo.

Anos depois, suas obras tomam conta de importantes museus, ruas e inúmeras galerias de arte ao redor de todo o mundo. A linguagem visual desenvolvida pela dupla é única e admirada nacional e internacionalmente. E mesmo assim nunca tivemos uma grande mostra da dupla. Até agora.

Prevista para abrir no começo do ano, mas interrompida pela pandemia, OS GEMEOS: SEGREDOS é a primeira exposição panorâmica dos artistas no Brasil e acontece na Pinacoteca.

Entre pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas e intervenções site specific, desenhos e cadernos de anotações, a mostra traz uma grande retrospectiva da vida dos irmãos, mais de 1000 itens, cerca de 50 inéditos ou nunca exibidos no país.

Obra ‘Octógono’, vista de outro ângulo. Crédito: Isabela Matheus (Divulgação)

Muitos dos materiais apresentados são exclusivos, ainda da fase da infância, adolescente, dos grupos de break dance que participavam, antes mesmo dos famosos personagens amarelos, o que abre um caminho para a compreensão do surgimento de suas raizes.

Foto: Divulgação/Pinacoteca de São Paulo
Foto: Divulgação/Pinacoteca de São Paulo

São inúmeras obras que invadem o museu, ocupando as sete salas de exposições temporárias do primeiro andar, um dos pátios, diversos espaços internos e externos, além de uma instalação, concebida especialmente para o Octógono, um dos grandes pátios do edifício. Tem até uma obra em parceria com Banksy!

Instalação ‘Vertigem’. Crédito: Levi Fanam (Divulgação)

A PINACOTECA E OSGEMEOS

Durante os meses em que a exposição estiver em cartaz, o museu também será todo tomado pelo estilo e pela grafia inconfundível dos artistas. A loja da Pina recebeu novos produtos desenhados por eles, como canecas, camisetas e bonés.

Temporariamente, o tradicional letreiro na fachada dos anos 90, criado pelo premiado designer gráfico Carlos Perrone, foi substituído por um néon desenhado especialmente pel´OSGEMEOS.

Da mesma forma, as assinaturas eletrônicas dos emails dos funcionários, que hoje trazem a logo da instituição, foram trocadas provisoriamente pela nova identidade.

Se você curte arte, graffiti, cultura, OSGEMEOS, não dá para perder. Depois de tudo isso, fica claro que a espera valeu a pena!

Com a exposição em cartaz, o letreiro do museu foi temporariamente substituído por uma versão em néon criado pela dupla de artistas. Crédito: Pinacoteca (Divulgação)

VAI LÁ: Exposição “Segredos” (Os Gêmeos)

Visitação até 22 de fevereiro de 2021
Endereço: Pinacoteca de São Paulo – Praça da Luz, 2
Aberto de quarta a segunda, 14h às 20h
O valor do ingresso é de R$25 (inteira), R$12,50 (meia). Comprar aqui .

Devido às recomendações das organizações de saúde, os ingressos serão vendidos apenas de forma virtual e a capacidade da Pinacoteca será reduzida para evitar aglomerações. O uso de máscara é recomendado.

Powered by Rock Convert