JA Paunković: Artistas criam pinturas ultrarrealistas ao se inspirarem em chão de floresta

JA Paunković: Artistas criam pinturas ultrarrealistas ao se inspirarem em chão de floresta

11 de abril de 2022 0 Por Carol

Folhas e gramas detalhadas pintadas à mão por JA Paunković parecem reais o suficiente para serem tocadas

O casal sérvio Jelena e Aleksandar Paunković, mais conhecidos como JA Paunković, mostra através de pinturas ultrarrealistas que a natureza pode trazer transformação e crescimento para nossas vidas. Ambos encontraram inspiração nas florestas da Sérvia, onde vivem e trabalham.

Quando crianças, sempre gostaram de cultivar plantas, frutas e verduras com seus pais. A conexão com a terra permaneceu a mesma ao crescerem, e valorizar o verde acabou se tornando algo inseparável de suas personalidades.

Jelena e Aleksandar estudaram juntos na Faculdade de Letras de Belgrado, na qual mais tarde, receberam mestrado em Artes. Nesta época, eles começaram a pintar quadros mostrando grandes quantidades de lixo, o problema dos aterros sanitários, desastres ambientais e mudanças naturais produzidas pelos homens.

Cansados da vida na cidade grande, o casal mudou-se para ficar mais em contato com o campo, perto da montanha Kosmaj, e ali abriu um estúdio. 

Impulsionados por um estilo de vida sustentável e com desejo de transmitir os valores da natureza através da arte, eles mudaram seu estúdio para uma área rural onde lançaram “Life”, uma série contínua de pinturas ultrarrealistas de plantas.

HÁ ALGO NOSTÁLGICO NA NATUREZA

Não importa para onde vamos ou o que fazemos, muitas memórias da infância são a referência de nossas vidas. Em seu novo estúdio no meio de montanhas e floresta, os dois também fizeram pequenas mudanças no seu dia a dia: passaram a consumir menos, aboliram as sacolas plásticas, fizeram uma horta, compostagem orgânica e conectaram-se mais com o que tanto buscavam.

Ao fazerem caminhadas diárias juntos pelo local começaram a pintar as plantas que viam no chão. O relacionamento com a terra se desenvolveu a partir de um profundo respeito por ela.

Junto das plantas não há nada mais a ser conquistado: elas nos ensinam paciência, respeito – e todo o sentimento vira material no ateliê para novas obras.

Cada ambiente natural torna-se material que mais tarde servirá no estúdio como esboço para uma nova pintura

O VERDE DENTRO DE CASA

Eles encontraram assim uma maneira de levar para dentro de casa ou para uma galeria essas sensações, e a de que precisamos pensar mais sobre como nosso estilo de vida moderno afeta o meio ambiente.

Usando tinta a óleo, os artistas independentes recriam folhagens exuberantes com diferentes espécimes que encontram durante seus passeios ao ar livre. “Conectar-se com a natureza é uma parte importante de nossa personalidade [como artistas]”, explicam o casal JA Pauncović. Detalhadamente pintadas durante meses, suas obras de arte acabam sendo profundamente sensíveis e calmantes.

Ao se basearem em fotografias que Aleksandar e Jelena tiram em seus passeios, as composições das vegetação exuberantes da floresta se transformam em grandes pinturas que animam instantaneamente qualquer espaço em que são exibidas, introduzindo uma fatia vívida da natureza.

Você pode comprar pinturas originais e impressões de edição limitada no site do casal, além de acompanhar as últimas artes de JA Paunković seguindo-os no Instagram.

Fotografia: © JA Paunković

el cabriton camisetas