Imagine e Desenhe na 1ª fachada de 2020! Arte fofa que aborda temas transformadores

Imagine e Desenhe na 1ª fachada de 2020! Arte fofa que aborda temas transformadores

10 de fevereiro de 2020 0 Por Carol

Bruna Bandeira, do Imagine e Desenhe, é a artista que ilustra a nossa 1ª fachada de 2020, a de número 126!

Empoderamento, autoestima, temática afro e a força da mulher são temas recorrentes nos trabalhos da ilustradora e pedagoga Bruna Bandeira que começou a ilustrar devido a sua hiperatividade, e em julho de 2012 criou a Imagine e Desenhe.

Em 2018, com a sua evolução como mulher, mulher negra e feminista, os traços foram tomando um outro posicionamento e tendo mais foco no que a artista queria passar com as mensagens – e pra quem queria falar. Bruna começava a postar seus desenhos com frases de suas vivências, para expressar seus sentimentos. “A Imagine e Desenhe hoje é a minha alma. Sou muito feliz por fazer essas artes para as mulheres. Afinal, cada uma brilha do seu jeito, mas juntas brilhamos mais”. 

Cada post é um reflexo da vida da artista: “Um simples desenho de desabafo em que eu dizia que estava exausta é uma das postagens com mais impressões da Imagine. O público é formado por 94% de mulheres que compartilham momentos de alegria, angústia e de superação”. 

E ela é a dona da primeira fachada El Cabriton 2020. Vem ver a entrevista exclusiva que Carol Moré, do FTCMag, fez com a rainha do Imagine e Desenhe:

O que você tem lido, ouvido, visto, quais são suas referências preferidas no momento?

Bruna: As minhas referências são as mulheres que sigo, que acompanho, são as notícias sobre racismo, machismo e outras pautas que eu gosto de ilustrar para informar e alertar quem acompanha a Imagine e Desenhe.

Como você definiria o seu estilo?  

Bruna: AFROntoso e Transformador, uma arte fofa mas que aborda temas pesados. 

Você já havia pintado algum mural? Existe alguma dificuldade em expor seus trabalhos neste tipo de superfície?

Bruna: Já pintei sim, não encontrei dificuldade não, aliás queria pintar mais muros!

Pode contar como é seu método de trabalho neste caso? Faz rascunho?

Bruna: Eu fiz um rascunho no meu iPad só pra me localizar onde iria cada arte.

Na esquina da Rua Augusta, onde fica a loja, sempre acontecem várias coisas inusitadas. Enquanto você pintava a fachada, alguma cena te marcou? 

Bruna: Assim que as artes e as frases foram tomando forma, as pessoas paravam para agradecer e falar: “Representatividade importa; parabéns; que artes lindas”. Eu recebi e recebo até hoje gente me marcando nas fotos, as pessoas se identificavam, elas se apaixonaram e eu também.

Se você pudesse pintar em qualquer muro do mundo, qual seria?

Bruna: Nas laterais dos prédios do centro em São Paulo, no beco do Batman, e nos muros das periferias, pra fortalecer os nossos, e motiva-los sempre. 

Vem ver de pertinho também as estampas exclusivas da artista disponíveis no nosso site!

Acompanhe Imagine e Desenhe no Instagram: @imagineedesenhe