
Anne Galante e seu Graficrochet
Já estamos no décimo mês do ano de 2018. E que mês difícil, hein?
Por conta das eleições outubro durou 135 dias, mas isso não foi um problema para nós. Pois passamos o mês muito bem acompanhados pela arte da incrível Anne Galante.
Anne foi a responsável pela nossa 111ª fachada da história. Para você não sabe (ou não passa pela Rua Augusta com frequência): nós trocamos a fachada da nossa loja todos os meses desde a sua inauguração em 2009. Cada mês um artista diferente é convidado a pintar de forma autoral as paredes da nossa loja, chamado Projeto Fachada.
E pela primeira vez elementos feitos de crochê foram aplicados na arte. Anne é pioneira no estilo que chama de Grafitcrochet: uma mistura de pintura em tinta com elementos “3d” feitos por linha e agulha!
As flores e balões foram colados em nossas paredes com cola quente. Depois foram colocados alguns pregos para garantir que elas não caíssem. O processo garante que a obra fique do jeito que a artista idealizou, sem perder elementos com o tempo. “É a terceira vez que estou utilizando essas flores. Antes de vir para cá, elas estavam no Jockey “.
O resultado ficou incrível! Provocando nos pedestres dessa humilde, porém intensa esquina, uma vontade de tocar a parede quase irresistível.
A artista tricota desde pequena: aprendeu a técnica com 12 anos. E nunca mais parou. Seu talento é natural e desde muito jovem fazia peças sem pretensão alguma, para presentear amigas. Durante a faculdade de Moda no Senac, aproveitava o trajeto de ida e volta no ônibus para brincar com as agulhas.
Hoje, Anne é uma autoridade no mundo do tricot e crochet. Montou junto da sua irmã a marca Srta. Galante, com peças feitas totalmente à mão.
“Empoderar o pequeno e gerar oportunidades de renda e desenvolvimento. É por isso que, para crescer de maneira sustentável é preciso valorizar o trabalho feito a mão”
A marca conta com uma gama de tricoteiras e crocheteiras experientes que tem oportunidade de tirar sustento e ganhar autonomia financeira.
Não há limites para o trabalho de Anne, que já cobriu um prédio inteiro em plena Avenida Rebouças com um mega ultra blaster tricot feito de plástico.
Veja nossa conversa com a artista:
Qual a sua lembrança mais antiga em relação à arte? E o seu primeiro tricô?
Eu comecei a fazer tricot e crochet aos 12 anos de idade e nunca mais parei. Virou minha empresa. E mesmo na hora do hobby eu estou fazendo…rs… meio viciada…
Tudo me inspira… as pessoas, a natureza, a arquitetura…. não tenho uma linha de criação comum….. não tenho nada especifico e ao mesmo tempo tudo.

O fazer manual é mto mais demorado e muitas pessoas não sabem valorizar esse tempo. A vantagem é fazer o que amo. Montei a Srta. Galante com a minha irmã e fizemos a empresa dos nossos sonhos, que vai contra a massificação da moda. Não tem coleções marcadas, etc..

Sempre… gosto de jazz, MPB, rock… sou bem eclética…


Confira clicando na imagem abaixo:
[…] disse que só vale spray, tinta e posca? Anne provou que grafite dá pra fazer com tricot também e enfeitou nossas paredes com grandes peças […]