5 ilustradores LGBTQIA+ para seguir no Instagram

5 ilustradores LGBTQIA+ para seguir no Instagram

28 de junho de 2021 0 Por Carol

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado em 28 de junho. Mesmo assim, ainda vemos fortes barreiras a serem quebradas. A data é extremamente importante para ressaltar a valorização da diversidade e inclusão. Mas infelizmente, os desafios encontrados por esse público ainda são enormes.

Em uma pesquisa feita pela consultoria de engajamento Santo Caos, 61% dos profissionais LGBTQIA+ brasileiros entrevistados disseram que escondem sua orientação sexual em suas empresas. Para piorar, 41% dos gays afirmam terem sofrido discriminação em seu ambiente de trabalho por sua identidade de gênero.

Já a pesquisa realizada pela Netflix com jovens de 16 a 25 anos brasileiros aponta que 69% procuram por representatividade nas séries que assistem. Esses jovens querem ver representados seus dilemas, vivências e desafios, seja para procurar soluções, entender como outras pessoas lidam com isso, ou até mesmo para encontrar companhia para passar por algum momento difícil, mesmo que seja por alguém do outro lado da tela.

Conforme explica Angelo Castro, assistente de programação da Casa 1, espaço em SP com enfoque em LGBT, as influências e potência da representatividade na mídia vão muito além de uma simples identificação e tem um papel importe para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária quando ecoam as vozes de grupos historicamente minorizados, como é o caso.

Pensando nisso, selecionamos alguns artistas, ilustradores e designers LGBTQIA+, que ressaltam essa importância do tema e o expõem visualmente em seu trabalho. Confira:

1 – Militão Queiroz

Morador de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, Militão Queiroz é designer e estudante de Letras. Gay e defensor das causas LGBT, o artista ficou conhecido pela sua arte #ELENÃO. Porém, confessa ter medo de retaliações: “Tenho receio que algum grupo simpatizante do inominável candidato me aborde na rua e me cause algum constrangimento”. Militão também comenta que é muito tímido, já pensou em ser professor, por outro lado, um grande sonho que tem é poder viver de sua arte, e ver mais pessoas aderindo produtos com suas criações. “É muito gratificante, me enche de orgulho”. No Instagram: @milqf

2- Gabriela Tornai

Gabriela Tornai é ARTIvista, artista visual e ilustradora do interior de São Paulo. É graduada em Design de Moda e atualmente mora em Maringá-PR onde desenvolve trabalhos autorais com técnicas de colagem digital e ilustração. Gabriela possui vínculo com movimentos artísticos políticos, entre eles o Design Ativista, Mulheres Indígenas, Vidas Negras Importam e mais. No Instagram: @gabrielatornai_

3 – Henri Campeã

Henri Campeã é um artista visual focado em ilustração e animação baseado em São Paulo, Brasil. Ao longo de sua carreira, ele trabalhou em uma ampla gama de projetos com clientes como The New York Times, Coca-Cola, WGSN, El Cabriton (uau!) e muito mais. Seus designs trazem cores vibrantes, traços peculiares, um pouco de magia e surrealismo. “Gosto de trabalhar com projetos desafiadores, expressar diferentes tópicos e retratar as necessidades do cliente de forma autêntica“, conta Henri em seu site. O artista também foi um dos responsáveis por criar a estampa “Bem Viada” para a coleção El Cabriton Pride, em que parte do valor recolhido com a venda é revertido à Casa 1, centro de acolhimento e cultura LGBT sem fins lucrativos. No Instagram: @henricampea

4 – Nicolle Velcro

Nicolle Velcro é ilustradora e animadora 2D com sede em Lisboa, Portugal. Ela entrou no mundo da ilustração e animação no seu 1º ano na faculdade de Publicidade, em 2016. Depois de descobrir que adora desenhar as coisas (e também fazê-las se mexer), não houve volta. A ilustração é o seu meio de retratar e celebrar a diversidade, a igualdade e a queerness. Quando terminou seu Bacharelado em Publicidade e Propaganda no início de 2020 já trabalhava como freelancer e animador 2D desde 2019. Já fez jobs para com músicos, produtores de eventos e marcas como Spoon Radio e Lick Events criando GIFs, conteúdos de marca e videoclipes. Trazer visuais autênticos e “estranhos” é a sua especialidade, como ela mesmo define. No Instagram: @vlkrr

5 – Felipe Marques

Felipe Marques é natural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, onde vive e trabalha. Felipe é designer de moda, artista visual e gestor cultural. Pra ele, fazer parte da indústria criativa é ter liberdade para transitar entre diversas áreas e se inspirar em todas elas. Atualmente, divide seu tempo entre sua marca de moda agênero – a FALHA – e ilustrações e colagens. Suas criações estão sempre ligadas à comunidade LGBTQIA+, da qual ele faz parte. E as principais inspirações partem da cultura queer, das expressões de gênero, da busca pela liberdade de viver sua própria essência e da necessidade da ocupação dos espaços públicos pela comunidade LGBTQIA+. No Instagram: @felipemarquesbrand.

Foto de capa: Felipe Marques

NO MÊS DO AMOR, A CADA 2 CAMISETAS, A SEGUNDA SAI COM 20% OFF

A coleção Pride da El Cabriton ainda reverte 10% das vendas para a Casa1, centro de acolhimento e cultura LGBT. A organização sem fins lucrativos é financiada coletivamente pela sociedade civil.

el cabriton
el cabriton camisetas